Ir para o conteúdo

:: MENU - SITEMAP

facebook-iconeinstagram-iconetwitter - silva nuno

Artes Plásticas Φ ARTES PLÁSTICAS_(ALL): 
#SÉRIES 
 PINTURA | ESCULTURA | DESENHO | COLAGEMINSTALAÇÃO | READY-MADE | URBAN- ART | GRAVAÇÃO | FOTOGRAFIA | PERSONALIZADAS


Design PROJETOS_(ALL):
DESIGN_AUTOR | ILUSTRAÇÃO | MULTIMÉDIA | DESIGN_PROJECTS


blogue Ξ BLOGUE_(ALL):
ATELIER | DRAWPHOTO | PHOTOBOX | PARÓDIAS | LIKENECOS_BD | MOMENTOS


Autor Silva Nuno AUTOR (ALL):
NOTÍCIAS | PRESS | BIOGRAFIA_CV | CONTACTOS


store icone silva nuno ψ STORE:


projects - Silva Nuno
instagram-icone facebook-icone twitter - silva nuno
EXPOSIÇÃO: ARTEBEAT FAIR - Cordoaria Nacional 27, 28 e 29 de Junho, stand 19.

Aluno Marco Correia vence 1º Prémio de Pintura

blogue Ξ BLOGUE:  categoria: momentos  Ξ MOMENTOS 

............
 NOTA: Ξ Artigo do BLOGUE: poderá conter imagens do meu trabalho como meio de entretenimento. Seja sensato nestas Paródias de Criatividade e a Arte da Estupidez. 


Marco Correia conquista o 1.º Prémio de Pintura – Dr. Gomes Esteves

Marco Correia, aluno do professor Silva Nuno na Escola de Artes e Talentos – Barcarena, turma de adultos, foi distinguido com o 1.º Prémio na categoria de Pintura na 1.ª edição do Prémio de Artes Plásticas Dr. Gomes Esteves, uma iniciativa promovida ao longo de 2025 pela Fundação AFID Diferença. Este prémio tem como principal objetivo dar visibilidade e promover o reconhecimento público da produção artística de pessoas com deficiência intelectual, contribuindo ativamente para a autonomia, autoestima e inclusão social dos participantes. Além disso, incentiva as instituições a investirem em estratégias que desenvolvam as competências artísticas e criativas das pessoas que acompanham, promovendo o bem-estar e a realização pessoal através da arte. O júri do concurso atribuiu dois grandes prémios — um na área da Pintura e outro na Cerâmica — no valor de 2.000 euros cada. Foram também atribuídas Menções Honrosas em ambas as categorias, acompanhadas de um prémio no valor de 500 euros.


Um reconhecimento merecido

De entre as 104 candidaturas recebidas a nível nacional, apenas 46 trabalhos foram selecionados para integrar a exposição final: 36 na área da pintura e 10 na cerâmica. O Marco destacou-se não só pela qualidade artística como pela consistência do seu portefólio — foi o único participante com duas obras selecionadas entre os três trabalhos que apresentou. As obras premiadas foram: “O Artista” e “O Gato”. A terceira obra, intitulada “Artes e Talentos”, não foi selecionada, mas reforça a dedicação e capacidade criativa do artista.


Exposição no Palácio Baldaya

As obras selecionadas estão integradas numa exposição coletiva que poderá ser visitada no Palácio Baldaya, em Benfica, Lisboa, entre os dias 9 e 25 de maio de 2025, durante o horário regular de funcionamento do espaço.

Este é um marco importante na trajetória artística de Marco Correia e um motivo de orgulho para toda a comunidade da Escola de Artes e Talentos – Barcarena. A conquista reflete não apenas o talento do aluno, mas também o valor do ensino artístico inclusivo e transformador.

A obra: “O Artista”
1º Prémio de Pintura

Obra de arte de Marco Correia

Título da Obra: O Artista
Ano: 2025 Dimensões: 150x90cm
Técnica:Técnica mista s/ Tela (colagem de desenhos em papel: aguarela, viochene, canetas, lápis de cor, acrílico s/ tela).

Memória Descritiva:
De acordo com o autor da obra, Marco Correia:  “É um artista. Tem um pincel. Tem o sol. Está calor! (risos). O artista pintou um pássaro. O pássaro é forte e está a levantar o artista! Eu sou um artista! (risos)… (e perguntei eu: – Mas o artista está em cima de um fio !?…”) ao qual o Marco respondeu: “O artista não pode cair!” 

É evidente que, a pintura é uma interpretação de si próprio no contexto de artista, sendo, para ele, o pincel e a boina, os elementos que representam o artista (provavelmente pelo estereótipo social na representação de um pintor). O sol com efeito de “chuva” é alusivo à intensidade de calor. Mas o mais interessante é como ele cria a história visual: “O artista desenha um pássaro (símbolo de liberdade) e vê o pássaro como animal de estimação, assim como vê o desenho como o melhor hobbie… O Passaro (desenho) ganha vida e interage com o artista levantando-o do chão mas, mesmo assim, o artista não pode cair (porque não é seguro) e representa-o suspenso num fio. Tudo isto, pintado sobre um conjunto de trabalhos elaborados pelo Marco como pano de fundo da pintura.É, definitivamente, a representação sem fronteiras da criatividade, da imaginação sem limites, da liberdade do artista e da arte.

Na elaboração desta composição, o Marco recorreu a 2 desenhos que se encontram em pano de fundo da pintura: o artista (desenho superior esquerdo) e o pássaro (representado no antepenúltimo desenho da direita). (Ver fotos em anexo).

Através da pintura, do desenho e da colagem, o Marco transforma emoções em arte, utilizando essas técnicas como forma de expressão, como meio de comunicação visual, exteriorizando a sua visão única do mundo e, simultaneamente, é a porta de entrada para a compreensão do seu universo.

IMAGE ZOOM

A obra: “O Gato”
pintura selecionada

Título da Obra: O Gato
Ano: 2022 Dimensões da Obra: 42×29,7cm
Técnicas: Viochene, caneta uni-ball s/ papel

MEMÓRIA DESCRITIVA: De acordo com o autor da obra, Marco Correia: “À noite os gatos têm medo das pedras dos jardins e das ruas. O gato saltou porque se assustou com a pedra. O gato tem o pelo grande porque tem medo. É uma pedra pequena! (Risos).”

Marco associa a cor castanha do viochene à escuridão e à ausência de luz natural. A sua identidade gráfica singular manifesta-se no uso expressivo da linha e do conjunto de linhas, que não apenas definem a essência dos elementos representados, mas também intensificam texturas, projectam sombras, conferem profundidade à composição…

BIOGRAFIA: Marco Correia frequenta a CERCIOEIRAS e é um apaixonado pela expressão artística. Frequenta semanalmente as aulas de artes na Escola de Artes e Talentos de Barcarena, sob a tutoria do professor e artista plástico Silva Nuno. Marco foi congratulado com o PRÉMIO ARTE e CRIATIVIDADE 2021 da Fundação AFID DIFERENÇA, C.M. Almada.

A obra: “Artes e Talentos”
pintura não selecionada

Título da Obra: Artes e Talentos
Ano: 2025 Dimensões da Obra: 29,7x42cm
Técnicas: Viochene, aguarela, caneta uni-ball s/ papel 300gr.

MEMÓRIA DESCRITIVA: De acordo com o autor da obra, Marco Correia: “É um pincel ou um x-ato (que identifica como faca) e, uma cola que eu uso na escola de Artes e Talentos. Porque gosto de pintar! Eu sou um artista! (Risos)” 

Uma vez por semana, Marco frequenta as aulas de artes na escola Artes e Talentos após o jantar (horário noturno), associando a cor castanha do viochene à escuridão e à ausência de luz natural, refletindo essa percepção na sua expressão visual. A sua identidade gráfica singular manifesta-se no uso expressivo da linha e do conjunto de linhas, que não apenas definem a essência dos elementos representados, mas também intensificam texturas, projectam sombras, conferem profundidade à composição…

Momentos de felicidade

IMAGE ZOOM IMAGE ZOOM

PRESS & ARTIGOS RELACIONADOS:
(sem artigos relevantes)
………………..

- - - - - - - - - -
Agradeço a Partilha

- - - - - - - - - -

SIGA as Redes Socias
Entre o trabalho sério e a paródia 😉
instagram-icone    facebook-icone   twitter - silva nuno

Comentários (5)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

De volta ao topo